Make your own free website on Tripod.com

Bassai-Dai

Este Kata, juntamente com o Kanku-dai, caracteriza basicamente uma reunião de todas as técnicas existentes em katas básicos do Estilo Shotokan, e possui todos os elementos característicos deste estilo. Foi criado por Oyadomari (do estilo Tomari-te)

O kata bassai-dai faz-se importante pelo fato de introduzir o praticante a defesa chudan-tate-shuto-uke, thudan-choku-zuki, ossae-uke/sokumen-uke, gedan-sokuto-fumi-komi-geri, morote-jodan-uke, yama-zuki alem de algumas outras técnicas avançadas. A impetuosidade, espírito forte e força exuberante estão bem presentes neste kata. 

Este kata tem como alguns de seus objetivos principais o aprendizado de bloqueios giratórios e o uso correto da força alem do desenvolvimento de potência e tornar-se capaz de transformar uma situação desfavorável em favorável

            O bassai-dai possui 2 pontos de kiai, o primeiro kiai é feito no gedan-sokuto-fumi-komi-geri, e o segundo kiai é feito no ultimo chudan-shuto-uke.

  Este kata possui 42 kyodos (movimentos) e leva aproximadamente 60 segundos para ser totalmente executado. Veja História do Bassai