Make your own free website on Tripod.com

Como escolher um Dojo (Academia)

Aspecto legal:
Situação do dojo e academia,

Conhecer a que organização pertence (Orgão Oficial): a nível estadual, nacional e mundial. Ex: Associação Raça e Ritmo, Filiada a FEK (Federação Espirito-Santense de Karatê), que é Filiada a CBK (Confederação Brasileira de Karatê), que é filiada a WKF (World KaraTê Federation).

Existem ainda outros orgãos oficiais de acordo com o estilo de Karatê.  Ex: Associação (academia tal), Filiada ao Karatê "X', Filiada a CBKT ..., ...

É sempre importante conhecer os órgãos representantes oficiais, para garantir a qualidade do ensino ministrado e a seguridade na prática do esporte desde as atividades físicas ás doutrinas ensinadas.

Situação da academia junto aos órgãos do governo: alvarás, licenças, etc

Habilitação do instrutor (Sensei)

Mesmos procedimentos utilizados para qualquer profissional habilitado em outra outras áreas.

Para maiores informações consulte o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e/ou informe-se no CREF (Conselho Regional de Educação Física) de seu Estado,

Aspecto técnico:

Conheça o  instrutor:

Dedicação, desempenho, currículo, os seus alunos: Tudo que possa apresentar resultados positivos: em competições, cursos, intercâmbio com outras academias, etc.

Infraestrutura

Material oferecido para treinamento, Instalações, etc.

Aspecto sócio-cultural:

Informações

Quantidade e qualidade das informações que circulam, Comportamento coerente com o esporte, Pessoas que freqüentam, e tudo mais que lhe interesse. É importante considerar que muitos dojos simples e humildes possuem e formam grandes Atletas.

 

Sugestões:  

 

 

 

Clique na Sigla Estadual e veja a Academia mais próxima de você

 

Federações Estaduais Filiadas a CBK

AL

DF

MG

PI

TO

CE

MS

PE

AC

RS

PA

RR

AP

ES

MT

RN 

AM

GO

PB

RJ

BA

MA

PR

RO

 

 

SC  

SP

SE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evite academias sem respaldo de órgão oficial e ou instrutor não habilitado. Além das vantagens que o esporte proporciona ao corpo e a mente, informe-se no COB (Comitê Olímpico Brasileiro http://www.cob.gov.br), se a organização de Karatê sob apreciação é reconhecida dentro dos padrões do Karatê como esporte Olímpico, pois poderá se descobrir atleta medalista em olimpíadas, elevando ainda mais o nível do plantel de campeões, o que seria de muito orgulho para o povo brasileiro, e mais uma oportunidade para quem quer praticar o Karatê.

 

 

Voltar