Make your own free website on Tripod.com

Heian Godan

(paz e tranqüilidade nivel cinco)

 

O heian godan é o quinto kata na série heian, alem de ser kata mais popular da chamada série heian, este kata se faz notável pelo fato dele dar introdução ao treinamento de saltos e técnicas não antes treinadas até este ponto do aprendizado como chudan-mikazuki-geri/mawashi-enpi, gyako-zuki em base kokutso-dashi, kagi-zuki, morote-uchi-uke (ou morote-ude-uke) gedan-juji-uke, jodan-shuto-juji-uke, haisho-nagashi-uke e gedan-gyako-shuto-uchi e também apresenta as bases heisoku-dashi e kosa-dashi. Outro ponto importante do heian godan é a pouca variação na sua linha de atuação, mas mesmo assim uma enormidade de variações de golpes e passos em apenas uma linha de atuação (do gedan-juji-uke até o fim do kata) evidenciando diversas possibilidades de atuação em uma única linha.

Um importante ponto a ser dominado neste kata é o equilíbrio, ao iniciar o salto e ao finalizar-lo utilizando a base kosa-dashi. E também após o salto o momento de fazer o morote-uchi-uke.

Este kata possui dois pontos de kiai, o primeiro kiai é feito no chudan-oi-zuki e o segundo é feito no inicio do salto liberando assim toda a energia fazendo com que o salto saia natural e relaxado, aliviando também o restante do kata.

O heian godan tem 25 movimentos e são necessários aproximadamente 50segundos para ser totalmente concluído.