Make your own free website on Tripod.com

Heian Nidan

(Paz e tranqüilidade nível dois)

Este kata é o segundo da série heian, porém quando foi criado pelo  sensei Itoso Anko (1831- 1915) ele possuía o nome de pinan shodan, após ser adotado pelo estilo shotokan passou a se chamar heian nidan fazendo uma referência ao segundo período feudal japonês. Sensei Funakoshi acreditava que esse kata possuía técnicas avançadas demais para ser passado como primeiro contato do iniciante com a arte colocando-o então como segundo kata a ser aprendido na chamada série heian e pelo mesmo motivo passou a chamar o pinan nidan de heian shodan conseqüentemente colocando-o como o primeiro kata com o qual o iniciante faz contato.

Este kata possui pontos importantes a serem observados como, por exemplo, o chute lateral ascendente (yoko-geri-keage) e mudança da linha de atuação após sua execução, ele também inicia o trabalho com golpes reversos como gyako-uchi-uke, gyako-zuki, alem do giro de quadril necessário para a execução desse tipo de golpes. Nele também começa a ser trabalhado o chute frontal (mae-geri), e outras técnicas usadas somente nele que darão condições ao karateca de utilizar outros golpes de maior dificuldade como uraken-uchi, ura-zuki, nagashi-uke, awase-uke, chudan-nukite-zuki, ossae-uke entre outras.

Este kata possui dois pontos de kiai o primeiro no chudan-ossae-uke/nukite-zuki, e o ultimo é no segundo jodan-age-uke (ultimo movimento do kata).

Este kata possui 26 movimentos e leva cerca de 40 segundos para ser realizado.