Make your own free website on Tripod.com

Heian Shodan

(paz e tranqüilidade nível inicial)

Nível Básico: 7º Kyu (faixa branca)

Movimentos: total 21 - Tempo estimado de execução: 40 seg.

Bases: Zenkutsu-Dashi, KoKutsu-Dashi

Defesas: Gedan-Barai, Shuto-Age-Uke, Age-Uke, Shuto- Uke

Ataques: Oi-Zuki, Otoshi- Ushi

Este é o primeiro de uma serie de cinco kata, esse kata era originalmente chamado de Pinan nidan e foi criado pelo sensei Itoso Anko (1831- 1915) após este kata ser adotado pelo estilo shotokan o mestre Gichin Funakoshi deu-lhe o nome de heian shodan, fazendo uma referência ao primeiro período feudal japonês. O mestre Funakoshi certo de que este kata possuía um grau de dificuldade aparentemente ideal para o primeiro contato do iniciante com o arte, colocou-o como o primeiro kata da recém nomeada série heian.

Neste kata, as técnicas são o bloqueio superior contra o ataque à cabeça com shuto age uke e age uke e contra o ataque ao meio do corpo (chudan shuto uke), alem de técnicas de ataques ao corpo com chudan oi-zuki.

Por ser o primeiro kata, alguns atletas, professores ou simplesmente praticantes dizem que este kata é de simples realização. Mas creio que esta é uma visão um tanto quanto limitada por pré julgar um kata desta maneira não observando pontos essenciais do kata como giro de quadril, rotação do kata em relação ao universo, correta aplicação de energia por meio de posicionamento corporal, kime, bunkai, vivência, alteração da altura do corpo, liberação de energia através do kiai, esta é apenas a ponta do ice Berg que é correção de um kata.

Este kata possui dois pontos de kiai o primeiro é no terceiro age uke, e o segundo é no terceiro oi-zuki.

Este kata possui 21 movimentos e leva em torno de 40 segundos para ser realizado.