Make your own free website on Tripod.com

Heian Yodan

(paz e tranqüilidade nível quatro)

 

        Este é o quarto kata a ser aprendido dentro da série heian, e ocupa a segunda colocação no ranking da preferência popular, dentre os kata da série heian, perdendo apenas para o heian godan

Várias técnicas de bloqueio e finalização podem ser aprendidas com esse kata; por exemplo, fazer um leve suri-ashi para frente com um uraken-uchi, depois de realizar um mae-geri. Para fazer isso, é preciso que se tenha ótimo equilíbrio e fixação ao solo em kosa-dashi.

        Durante todo o heian yodan são feitos vários tipos de chutes como mae-geri, que se repete três vezes, yoko-geri, que se repete dois vezes e hiza-geri, que ocorre apenas1 vez.

        Alem de outros trabalhos mais avançados como o trabalho de contração muscular feito durante o haishu-awase-uke, e golpes de maior dificuldade como gedan-juji-uke e chudan-mawashi-enpi, jodan-shuto-age-uke/ jodan-gyako-shuto-uchi. Outro ponto importante é a variação de bases entre kokutsu-dashi e zenkutsu-dashi e as mudanças bruscas em sua linha de atuação tornando-o um pouco mais complexo.

        O heian yodan possui dois pontos de kiai o primeiro kiai é feito após o primeiro mae-geri no uraken-uchi. O segundo kiai é feito no hiza-geri

        O heian yodan possui 27 movimentos é são necessários aproximadamente 50 segundos realiza-lo.