Make your own free website on Tripod.com

Kanku-Dai

(contemplando o céu)

O kanku-dai é o kata mais longo do estilo shotokan e basicamente é um apanhado de todos os katas da serie heian. Foi criado por Koshokun (enviado do império Ming) e quando foi criado tinha o nome de kushanku.

O kata kanku-dai recebe este nome graças aos primeiros movimentos onde o praticante observa o céu buscando a concentração necessária para a execução de um kata com toda esta extensão. Nos primeiros movimentos o praticante parece trazer o universo contido no saika para o meio externo abrindo o formato redondo do mundo. Já nos últimos movimentos do kata ele termina fechando para dentro de si o universo que abril para o meio externo mostrando novamente o formato arredondado do mundo. Neste caso daí vem o termo “dai” (maior) por ser este o maior kata do estilo shotokan.

        Imagine-se sendo atacado por inimigos de todas as direções. Este kata apresenta técnicas de rápida rotação e deslocamento do corpo, técnicas de velocidade e compressão do corpo, executadas com força ou suavidade, projeção ao solo, elevações do corpo servindo de esquivas para diversos tipos de ataques vindos de todas as direções.

        Talvez pelos motivos acima citados este kata e, também devido ao fato de ser uma representação típica do estilo Shotokan, acabou por se tornar o kata preferido de O sensei Gichin Funakoshi como é narrado em sua biografia onde consta que quando participava de apresentações de karate gostava de executar este kata.

        Este kata tem como característica a capacidade de transformar a si próprio para superar diversos adversários. O Karateka tem que fazer adquirir o poder de transpor seus próprios limites, precisa também compreender kyo (falha física ou mental) e jitsu ou zanshin (estado ou espírito de alerta). E tem como objetivo a rápida rotação e deslocamento do corpo.

        No kanku-dai são treinados golpes diferentes como ura-zuki e nidan-geri alem de exigir que seja feito yoko-geri em zenkutsu-dashi sem que se traga a perna de trás até o centro de gravidade, para adquirir apoio para o corpo.

        O kanku-dai faz parte da lista de kata obrigatório exigidos nas eliminatórias de competições exigido pela WKF, 

        O kanku-dai possui dois pontos onde são realizados kiai o primeiro kiai é feito no primeiro ossae-uke/chudan-nukite e o segundo kiai é feito após o nidan-geri no uraken-uchi no ultimo movimento do kata.

        Ao longo de todo o kanku-dai são realizados 65 kyodos (movimentos) e leva aproximadamente 75 segundos para ser realizado.