Make your own free website on Tripod.com

kenwa Mabuni

 Tendo Yasutsune Itosu (Shuri-te) e Kanryo Higaonna como principais professores, fundou o estilo Shito-ryu, caracterizado por uma grande riqueza de formas (kata).

O seu filho e principal sucessor, Kenei Mabuni continuou a desenvolver o estilo que se tornou um dos quatro grandes do karate moderno.
Em 1889 nasce Kenwa Mabuni em Shuri, no seio de uma antiga família de oficiais dos reis de Ryukyu.

De saúde frágil, nos primeiros anos de vida, Kenwa é iniciado nas artes do "te" aos 10 anos, por um conhecedor que servia em sua casa - Matayoshi - que lhe ensina o kata Naifanchi.

Aos 13 anos torna-se aluno de Anko Itosu, que também habitava em Shuri, e ingressa no liceu. Em 1908 termina os estudos liceais começa a ensinar como professor suplente na escola primária de Naha e trava conhecimento com Chojun Miyagi que o apresenta ao seu mestre Kanryo Higaonna que o inicia no Naha-te.

Em 1910 ingressa no serviço militar que termina em 1912, altura em que, a conselho de Chojun Miyagi, ingressa na escola de polícia de Okinawa.
Em 1914 torna-se inspetor de polícia, cargo que ocupará durante 10 anos.

A sua profissão facilita-lhe as digressões pelo território de Okinawa, permitindo-lhe aprender numerosas kata de "te" e, também, diversas técnicas de kobudo: com Ankichi Arakaki e Soeishi aprende bo-jutsu, tonfa, kama e nunchaku; com Tawada aprende sai-jutsu.

No decorrer do ano de 1915 morrem os seus dois principais mestres - Itosu e Higaonna. Mabuni, que conta então apenas 26 anos de idade, considera-se demasiado jovem para prosseguir só o seu caminho. Assim, conjuntamente com Chojun Miyagi (apenas um ano mais velho) decidem constituir um grupo para investigação e prática do karate. Em 1918 já fazem parte deste grupo os karatecas mais conhecidos de Okinawa - Chibana, Funakoshi, Gusukuma, Hanashiro, Ishikawa, Oshiro, Tokumura e Yabu - e em 1924 Mabuni decide construir, no seu jardim, um dojo com óptimas condições para a prática do karate.
Em 1926 Jigoro Kano visita Okinawa e pede ao Prefeito que lhe seja proporcionada uma demonstração de To-de (Okinawa-te). Após a demonstração incita Chojun Miyagi (que demonstrara Naha-te) e Kenwa Mabuni (que demonstrara Shuri-te) a difundirem a arte por todo o
Japão.

Início             Voltar