Make your own free website on Tripod.com

Nijushiho

(24 Passos)

 

            O nome nijushiho originalmente faz referência ao numero de passos que ele contém. Este kata também é chamado de kata das mãos ocultas, pois sempre que uma das mãos está em hikite mantém-se escondida atrás do corpo não evidenciando o ataque que será realizado.

            No nijushiho são aprendidos golpes interessantes como thudan-osae-uke, jodan-mae-enpi-uchi e haishu-uke não antecedendo um mawashi-enpi. Ele treina alternância de força seguida de suavidade, velocidade seguida de lentidão, levando aquele que treina este kata a ter um controle maior da contração muscular.

            Este kata exemplifica o movimento das águas nos seus três primeiros movimentos:

    1° ajustar a velocidade do adversário, desviando o seu ataque como a água descendo, correndo para o mar de forma lenta e comprimida, porém contínua;

    2° uma onda arrebenta na praia como a explosão de um gyako-zuki;

    3° transformando essa energia de explosão em energia de compressão a água resultante da rebentação desta onda sobe na areia da praia, como um enpi-age-uchi sendo levantado até o ponto em que quebra o braço do oponente, e sobe de forma comprimida e com tanta força que nada poderá impedir que suas águas varram o que estiver no caminho;

            O nijushiho possui 34 kyodos (movimentos), leva aproximadamente 60 segundos, possui 2 pontos de kiai, sendo o 1° kiai realizado no jodan-kensei, após o jodan-haito-uchi/ gedan-haito-uke e o 2° kiai é realizado no ultimo awase-zuki em santin-dachi.