Make your own free website on Tripod.com

Bassai-Sho

(penetrando a fortaleza)

            A linha de atuação (embusen) do bassai-sho é bastante similar a do bassai-dai ambos trabalham os mesmos objetivos. Este kata faz introdução a técnicas bastante severas como jodan-tsukami-uke e gedan-tsukami-uke. Foi criado por Itosu (mestre do estilo Shuri-te), que desenvolveu esta forma curta  a partir da forma básica do Kanku-Daí

            O termo “dai” significa maior enquanto “sho” significa menor, mas devido ao fato de as palavras japonesas não nos darem uma tradução exata e após uma grande observação do kata, chega-se a conclusão que o termo “dai” tem significados alem de simplesmente "maior", mas também de mais explosivo,  mais veloz; enquanto o termo “sho” não significa apenas "menor" mas também mais concentrado, mais forte e também serve para dizer que nos katas com o termo “sho” existem técnicas ocultas, talvez pelo elevado grau de dificuldade desta versão, não apresentadas na sua versão usual do termo “dai”.

            O bassai-sho apresenta alguns pontos interessantes como as defesas contra ataque de bastão e, como o bassai-dai, apresenta defesas giratórias e ao invés de utilizar o uraken-uchi como defesa usada junto a um yoko-geri, neste kata usa-se haito-uke. Um outro ponto importante é o equilíbrio necessário para executar seu final, neste trecho do kata é necessária uma boa manutenção do centro de gravidade para não haver desequilíbrio o que prejudicaria a aplicação e a estética do kata.

            Existem dois pontos de kiai no kata bassai-sho, o primeiro kiai é feito no gedan-sokuto-fumi-komi-geri e o segundo é feito no chudan-oi-zuki.

            Este kata contém 27 movimentos e leva aproximadamente 60 segundos para ser totalmente executado. Veja História do Bassai