Make your own free website on Tripod.com

Tekki Nidan

(cavaleiro de aço nível 2)

               Este é o segundo kata da série tekki e apresenta algumas técnicas novas como morote-gedan-soto-uke e também uma técnica contraria a essa morote-gedan-uchi-uke. Uma vez que o atleta está habituado com essas técnicas observará que este kata possui técnicas familiares apenas um pouco mais avançadas que as do tekki shodan. Talvez pelo fato deste kata ser o segundo dos três tekki foi abandonado por ser supostamente um kata sem muita expressão raramente é usado em competições sobrando para este apenas o uso em exames de graduação e após as mudanças nas exigências de kata nos exames de faixa nos quais se tem usado mais freqüentemente o kata kanku-dai e jion sendo este os katas obrigatórios de eliminatórias em competições de kata.

                Como todos os kata da série tekki o tekki nidan (antes naihanchi) foi introduzido no To-de por Sokon (Bushi) Matsumura um antigo samurai fundador do shorin-ryu considerado o maior artista marcial de sua época.

               O tekki nidan possui outros pontos importantes o fato de bloqueios para baixo serem bastante fortalecidos colocando-se a mão do outro braço contra o cotovelo do braço que bloqueia, ou como a geração de força em kiba-dachi defesa contra ataques de agarramento por trás ou pela frente e a necessidade de um bom uso de quadris para trabalhar um nami-gaeshi (a onda que retorna).

                Este kata possui dois pontos de kiai o primeiro kiai é feito no morote-shita-zuki o segundo kiai é realizado quando o morote-shita-zuki se repete

                O tekki nidan leva em torno de 35 segundos para ser completamente executado ele possui 24 kyodos (movimentos), como todos os katas desta serie sua linha de atuação é uma reta.