Make your own free website on Tripod.com

Sokon Matsumura

  Sokon Matsumura nasceu em 1796 (1809 segundo outras fontes) no seio de uma família nobre de Ryu Kyu; note-se que a data do seu falecimento também é apontada como 1890 ou 1901 consoante as fontes).

Aos 20 anos é nomeado "guarda do príncipe" no Castelo de Shuri. Em 1832 inicia-se na arte da esgrima do clã Satsuma (escola Jigen Ryu). Em 1836 parte para Pequim, na China, onde permanece 15 meses aprendendo xingyi-quan - arte de combate do Norte da China - com um mestre denominado Wei Bo.

Conhecido como "Bushi" - o guerreiro - e considerado o maior artista marcial de Okinawa, na sua época. É possível que um dos seus mestres tenha sido Peichin Kanga Sakugawa (1782-1837) considerado o introdutor do To-de (Okinawa-Te). Atendendo à região de origem de Matsumura a sua arte era conhecida como Shuri-te, embora os camponeses da cidade de Tomari desenvolvessem uma linha paralela denominada Tomari-te. Matsumura é considerado o fundador do Shorin Ryu (estilo de Shaolin") e o introdutor das três Kata  Naihanchi (mais tarde denominadas Tekki shodan, Nidan e Sandan)e das Kata Seisan e Ananku. Os seus alunos mais famosos foram Yasutsune Itosu e Yasutsune Azato, mas foi também professor de Ghichin Funakoshi , Kentsu Yabu, Chomo Hanashiro e Chotoku Kyan.

Início             Voltar