Make your own free website on Tripod.com

Tekki Sandan

(cavaleiro de aço nível três)

O terceiro e ultimo kata da série tekki, talvez seja o segundo kata mais popular da série tekki perdendo apenas para o tekki shodan que por ser o primeiro da série acabou por tornar-se o kata tekki mais popular entre os iniciantes, e deixando a preferência dos mais graduados para o tekki sandan.

             Como todos os kata da série tekki o tekki sandan (antes naihanchi) foi introduzido no To-de por Sokon (Bushi) Matsumura um antigo samurai fundador do shorin-ryu considerado o maior artista marcial de sua época.

             O tekki sandan possui técnicas bastante rápidas alem de trechos lentos e em alguns momentos de sua execução lembram o kata heian sandan apesar de ser um kata shorey que, como jion e hangetsu, exigem força e contração muscular.

            Com este kata pode-se aprender os pontos-chave de bloqueio contínuo de nível médio (thudan). Neste kata não importa quanto os movimentos sejam rápidos, o mais importante é a firmeza que a base mantenha, como nos outros kata da série tekki, a decisão e certeza que o praticante tem daquilo que está realizando demonstrando toda a sua astúcia ao realizar o kata.

            O tekki sandan possui dois pontos de realização de kiai, o primeiro kiai é realizado no jodan-ura-zuki e o ultimo kiai do kata é realizado no segundo jodan-ura-zuki. Ele contém 36 kyodos (movimentos) leva aproximadamente 35 segundos concluir-se. E como todos o tekkis sua linha de atuação é uma reta.